Votos dos noivos: tamanho, conteúdo e dicas para acertar em cheio no casamento

Votos dos noivos: tamanho, conteúdo e dicas para acertar em cheio no casamento

A troca dos votos é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. E para quem tem facilidade e o dom das palavras, costuma ser mais fácil escrever e até falar diante dos convidados. Porém, a gente sabe que não é todo mundo que domina a escrita e a oratória. Por isso, separamos algumas dicas para te auxiliar. Dê uma olhada nas nossas dicas , e nas explicações do que são votos tradicionais e personalizados.

– O que seriam votos tradicionais? Pode dar alguns exemplos?

Há cerca de 10 anos, os votos feitos pelos noivos se tornou um costume. Assim, fazerem seus votos tradicionais significa, hoje, os noivos dizerem mais que o “sim, do casamento”. Até então, o que eram considerados votos tradicionais eram os da tradição católica. Ou seja, eram duas promessas repetidas pelos noivos, sob à ordem do religioso como, por exemplo:

“Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe.”

“Recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade.”

– E votos personalizados?

A personalização dos votos se caracteriza pela vontade dos noivos de representarem suas promessas livremente, escolhendo o que dizer e como querem dizer.

– Poemas e letras de músicas podem ser considerados votos personalizados?

Os noivos devem se inspirar em seus próprios sentimentos, sempre sem exageros. Ninguém é obrigado a saber escrever belas poesias ou poemas. Porém, o simples fato de copiar um poema ou letra de alguma música pode até fazer sentido, mas perde a coerência com o momento que deve ser de total pessoalidade. Nossa dica é: fale pouco, mas fale com o coração.

– O que deve conter nos votos? E há alguma coisa que não recomenda?

Pode parecer irônica a situação, mas não é esperado que os noivos revelem suas reais promessas – que é o que significa a palavra voto. Uma excelente forma de fazer um voto de casamento é declarar seu sentimento da forma mais clara, profunda e verdadeira. Claro que pode prometer manter esse sentimento, basta tomar certos cuidados sobre isso. Nunca inclua em seus votos nada que possa ser tão íntimo que cause constrangimento a si ou a alguém.

– Pode dar algumas dicas para inspirar os noivos que não são bons com palavras, mas querem fazer bonito no grande dia?

A melhor maneira de se inspirar é escrevendo. Minha dica é fazer o seguinte: inspire-se na música, no poema, na história que gostam; em algo que foi marcante, como um filme, uma viagem juntos; acrescente sua vontade que esses momentos se repitam sempre e declare o porquê disso. Certamente será o melhor “eu te amo” que terá dito até então. Vou dar um exemplo: “Amor… Quem eu era antes de você…; e como me sinto mais maduro hoje, só pode ser explicado pelo poder que o amor tem de nos transformar em nossa melhor versão. Eu te amo.”

Porém, caso tenha qualquer dificuldade para exprimir seus sentimentos, você pode recorrer a um profissional em redação.

– Existe um limite ou um tamanho ideal para os votos?

Votos muito grandes podem desanimar os convidados. Lembre-se que será um momento desafiador, tenso e nervoso devido à grande emoção que viverá. Costumamos dizer que o tamanho perfeito está ligado a fazer que entendam sua intenção da forma mais simples possível.

– É importante que os noivos combinem o tamanho de seus votos para que um não fale dois parágrafos e o outro três páginas?

Incentivamos que tenham esse cuidado, sim. No entanto, para que possam surpreender um ao outro ficará mais fácil contarem com o auxílio do celebrante, que saberá dos dois lados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu